13 de novembro de 2012

Dia de Todos os Santos e Tradição do Pão-por-Deus


Dia de Todos os Santos

A festa do Dia de Todos os Santos é celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. A Igreja Católica celebra a 1 de novembro seguido do Dia dos Fiéis Defuntos a 2 de novembro.No século II, os cristãos começaram a honrar os martirizados pela fé e, achando que eles já no céu com Deus, rezavam- lhes para que pedissem por eles. A comemoração regular deste dia começou em 13 de maio de 609 ou 610 com o Papa Bonifácio IV que dedicou o Panteão — templo em honra dos deuses romanos — a Maria e a todos os mártires. O Papa Gregório III (731-741 DC) alterou esta data para 1 de novembro, talvez porque já se comemorava um feriado semelhante, no mesmo dia, em Inglaterra, e dedicou uma capela em Roma a todos os santos.

Pão-por-Deus                                                     


 Em Portugal, no dia 1 de novembro ou de todos-os-santos, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o pão-por-deus (ou o bolinho) de porta em porta. As crianças quando pedem o pão-por-deus recitam versos e recebem como oferenda: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, tremoços amêndoas,ou castanhas que colocam dentro dos seus sacos de pano, de retalhos ou de borlas. Em algumas povoações chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’ ou ‘Dia do Bolinho’. 

Curiosidades

Os bolinhos típicos são especialmente confecionados para este dia, sendo à base de farinha e erva-doce com mel (noutros locais leva batata doce e abóbora) e frutos secos como passas e nozes. São vários os versos para pedir o pão-por-Deus:

Bolinhos e bolinhos
Para mim e para vós
Para dar aos finados
Que estão mortos e enterrados
À bela, bela cruz
Truz! Truz! Truz!
A senhora que está lá dentro
Assentada num banquinho
Faz favor de s'alevantar
Para vir dar um tostãozinho.

Quando os donos da casa dão alguma coisa:

 Esta casa cheira a broa
Aqui mora gente boa.
Esta casa cheira a vinho
Aqui mora algum santinho.
 Com o passar do Tempo, o pão-por-Deus sofreu algumas alterações, os meninos que batem de porta em porta podem receber dinheiro, rebuçados ou chocolates. Esta atividade é principalmente realizada nos arredores de Lisboa, relembrando o que aconteceu no dia 1 de novembro de 1755, aquando do terramoto, em que as pessoas que viram todos os seus bens serem destruídos na catástrofe, tiveram que pedir "pão-por-Deus" nas localidades que não tinham sofrido danos.

INÊS ROLO E MARGARIDA GIL (6º A)
Trabalho realizado na Oficina de Jornalismo 

Sem comentários: